ARG Web 2.0
08:14 Por Igor Vieira de Mello
Olá, tudo certo com vocês?
Bom, hoje o tema é na verdade uma integração de ferramentas de internet que proporcionaram uma ação bem interessante, utilizando uma forma de levar informação atraves de pistas e suspense, o chamado ARG (o usuario é quem tem que correr atrás das coisas e não o site mostrar tudo bonitinho e explicadinho).
Pra quem não sabe a banda Iron Maiden andou passando pelo Brasil esse ano e deixando mais que uma legião de fãs loucos, mas também um rastro de tecnologia por parte dos envolvidos com o show.
A Agência Click, em mais uma prova de competência, fez um verdadeiro caça ao tesouro na web. Sumiram com a cabeça do mascote da banda (é exatamente aquela cabeça escrotamente feia que você está imaginando) e distribuiram pistas para achá-la em ferramentas de web 2.0 como Twitter, Flickr, Orkut, You Tube, MySpace e Google Maps. Quem achasse a cabeça seria premiado com um lugar na arquibancada para ver um jogo de futebol que o pessoal da banda sempre faz antes dos shows. Prêmio bem interessante considerando que era só achar uma cabeça na internet. Mas o desafio não foi tão fácil, as pistas foram muito bem distribuidas começando no MySpace com uma uma mensagem anunciando que a cabeça havia sumido e dando uma primeira pista. De lá o usuário era levado ao Twitter, que jogava a bola pro You Tube. Lá um video falava que a proxima pista estava no maior site de compartilhamento de fotos do mundo, ou seja, o Flickr...já no site achando a foto você veria que na imagem tinha um código..nisso a pista indica que esse código é uma coordenada de um mapa..logo é a vez do Google Maps..ou seja eh um labirinto de dedução de sites e de capacidade de se virar dentro da internet. No final das contas a cabeça estava na Agência Click (juro que seria o primeiro lugar que eu procuraria hehe).
A ação rendeu alguns burburinhos por ai, pessoas ligadas a banda comentando, comunidades do orkut trocando informações sobre as pistas...fazendo desse ARG uma grande promocional não só como tática de atração para o público mas também como um instrumento de pesquisa mostrando como os usuários se comportam com as ferramentas web 2.0 que, cada dia mais, estão fazendo parte do nosso cotidiano.
Mas de qualquer forma foi um ARG bastante interessante até mesmo pra quem não gosta de Iron, como eu :)
Bom, hoje o tema é na verdade uma integração de ferramentas de internet que proporcionaram uma ação bem interessante, utilizando uma forma de levar informação atraves de pistas e suspense, o chamado ARG (o usuario é quem tem que correr atrás das coisas e não o site mostrar tudo bonitinho e explicadinho).
Pra quem não sabe a banda Iron Maiden andou passando pelo Brasil esse ano e deixando mais que uma legião de fãs loucos, mas também um rastro de tecnologia por parte dos envolvidos com o show.
A Agência Click, em mais uma prova de competência, fez um verdadeiro caça ao tesouro na web. Sumiram com a cabeça do mascote da banda (é exatamente aquela cabeça escrotamente feia que você está imaginando) e distribuiram pistas para achá-la em ferramentas de web 2.0 como Twitter, Flickr, Orkut, You Tube, MySpace e Google Maps. Quem achasse a cabeça seria premiado com um lugar na arquibancada para ver um jogo de futebol que o pessoal da banda sempre faz antes dos shows. Prêmio bem interessante considerando que era só achar uma cabeça na internet. Mas o desafio não foi tão fácil, as pistas foram muito bem distribuidas começando no MySpace com uma uma mensagem anunciando que a cabeça havia sumido e dando uma primeira pista. De lá o usuário era levado ao Twitter, que jogava a bola pro You Tube. Lá um video falava que a proxima pista estava no maior site de compartilhamento de fotos do mundo, ou seja, o Flickr...já no site achando a foto você veria que na imagem tinha um código..nisso a pista indica que esse código é uma coordenada de um mapa..logo é a vez do Google Maps..ou seja eh um labirinto de dedução de sites e de capacidade de se virar dentro da internet. No final das contas a cabeça estava na Agência Click (juro que seria o primeiro lugar que eu procuraria hehe).
A ação rendeu alguns burburinhos por ai, pessoas ligadas a banda comentando, comunidades do orkut trocando informações sobre as pistas...fazendo desse ARG uma grande promocional não só como tática de atração para o público mas também como um instrumento de pesquisa mostrando como os usuários se comportam com as ferramentas web 2.0 que, cada dia mais, estão fazendo parte do nosso cotidiano.
Mas de qualquer forma foi um ARG bastante interessante até mesmo pra quem não gosta de Iron, como eu :)
29 de maio de 2008 às 21:25
eeeeee \o/ visito sempre o blog..muito legal mesmo o conteúdo, as fotos, td..estão de parabéns!!! Um bjoo