Agora que ferrou a culpa é do estagiário claro!

15:32 Por kssaum




O assunto mais falado semana passada na publicidade tem sido o anúncio da WWF-Brasil, feito pela DM9DDB. Em vésperas de comemorar 20 anos de existência, a agência foi invadida por um tsunami de críticas relacionadas à divulgação da campanha, onde coloca a comparação do número de mortes do tsunami com o do atentado.

Segundo o presidente da agência, Sérgio Valente, tudo não passou de “uma sequência de erros e de inesperiência” (vulga juventude de estagiário). O anúncio chegou a ser publicado em jornal local e rapidamente ganhou força internacional, sendo recriminado pela imprensa.

A peça, para, mostra dezenas de aviões direcionados às torres do World Trade Center (ainda existentes). O texto diz “O tsunami matou cem vezes mais pessoas do que o 11 de Setembro. O planeta é brutalmente poderoso. Respeite. Preserve.”

A WWF Brasil afirma que não aprovou a veiculação da peça. A WWF global diz que não solicitou a produção e criação da campanha e que tsunamis não estão relacionadas com o abuso dos recursos sustentáveis do planeta. A DM9DDB diz que foi criado por uma equipe de estagiários da DDB Brasil que já não faz mais parte da agência.

Quem quer que tenha criado esta campanha não era inexperiente coisa nenhuma, simplesmente pelo fato de estar dentro da DM9DDB e ser super bem produzida. E convenhamos, uma pessoa sozinha pra fazer tudo isso é dificil hein. Existem muitas pessoas no meio de um processo de aprovação de uma peça.

Já que o WWF não deixou, a DM9DDB não autorizou, perto do 11 de setembro tenho medo de ser um estagiário terrorista e psicótico do Afeganistão que invadiu a agência e pagou com o dinheiro do bolso para perder o emprego expludir uma agência e gerar uma repercussão mundial.

O fato é que a campanha é realmente de muito mau gosto. Não é possível que ninguém viu de relance e disse “Mano!...isso não, você é louco!”.

Onde deu errado? Obviamente em quem aprovou a campanha. Todos somos pagos para ter as idéias mais absurdas. Mas quem deu a assinatura final? São estes os publicitários que são pagos para manter a imagem do cliente e da agência e manter uma mínima coerência de bom senso dentro da publicidade. Uma sucessão de erros, sim. Agora não venha me dizer que eram "noobs".

Mais informações no blog da Casa do Galo e no Brainstorm#9

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