Publicitários do Futuro
19:35 Por kssaum
Retirado daqui.
Percebendo o mercado têm muita gente nova, que está se formando ou acabou de conseguir seu diplominha de publicitário. E um dos temas mais comuns nos nossos textos é a transformação pela qual essa profissão está passando.
São tantas mudanças, que vale a pena perguntar: Se a profissão de publicitário está com os dias contados (como muitos dizem por aí), o que vamos fazer no futuro?
Alto lá! De cara preciso dizer que não acredito nessas profecias, e, definitivamente, não acredito que a profissão de publicitário vá morrer. Embora seja comum tal afirmação (perdendo em ocorrência apenas para a morte do jornalismo), acredito que, assim como os jornalistas, estamos passando por uma metamorfose.
Não vamos desaparecer, mas precisamos absorver novos conhecimentos, e nos adaptar a esse cenário maluco que está sendo construído. Se hoje o profissional de propaganda é o responsável por criar anúncios (exatamente como há 50 anos), daqui pra frente seremos responsáveis por muito mais.
Isso mesmo! Caso consigamos acompanhar essa reviravolta toda, acredito que podemos ganhar ainda mais importância no mundo corporativo. Se a palavra da moda é relevância (ela deve estar em 100% dos textos do Que Tal Isso?), nós podemos ser os responsáveis por criar e gerenciar essa relevância.
O publicitário será o criador de conteúdo e de valor. A marca deve deixar de ser apenas o nome e a logo da empresa, mas todo um espírito e um conjunto de valores e comportamentos que o consumidor vai experimentar quando escolher tal produto.
Esse pacote deverá estar presente na comunicação da empresa, seja a tradicional ou nas redes sociais da web, mas também em outros pontos de contato, que hoje são deixados de lado, como os SACs, os promotores nas ruas, os funcionários regulares da empresa, a relação com os fornecedores internos, a exposição pública dos executivos, etc.
E quem deve gerenciar isso tudo? Quem vai garantir que, se uma marca é “surf”, toda a empresa tem “podicrê” no sangue, do presidente ao faxineiro, da propaganda à musiquinha da espera telefônica? O líder desse novo universo provavelmente terá um diploma de publicidade/propaganda/marketing/comunicação na parede.
Faço questão de citar essas quatro áreas porque acredito que elas serão fundidas em apenas uma área do conhecimento empresarial: a personalidade corporativa.
Se a sua personalidade influencia o modo como é, como faz as coisas, e como se comunica com amigos e desconhecidos, esse novo mundo tratará da personalidade de empresas e organizações.




1 de outubro de 2009 às 05:25
boa visão mano, eu acredito nisso q vc falou.