Um boi por dia, Marco. Um boi por dia...

10:28 Por Marco

foi o que Lucas me disse ao me ver preocupado com as provas (que não são poucas) de fim de ano.
Mesmo sem ter percebido, a simplicidade dele foi genial. Pensei um pouco a respeito. Os planos a longo prazo devem sim ser feitos. Mas não há motivos a se preocupar com aquilo que está temporalmente fora do seu alcance. Sabemos muito bem que por mais que fiquemos aflitos por compromissos e metas do futuro, nada será alterado até que o seu devido tempo tenha chegado.
Ainda assim continuamos sofrendo por antecipação.
Um boi por dia. Um boi por dia.
Não estou dizendo que devamos viver como animais, nos preocupando, no máximo, com a próxima refeição. Nós devemos nos preocupar sim! Mas com as coisas certas. Independente do quanto eu me esforce, minha força de vontade não acabará com a fome do mundo.
Façamos nossos planos para o ano inteiro na primavera e para o dia pela manhã. Com sua devida organização não é sequer necessário saber qual tarefa nos espera amanhã, semana que vem ou no próximo mês desde que as metas diárias tenham sido cumpridas.
Um boi por dia. Um boi por dia.
"Transportai um punhado de terra por dia que terás uma montanha". Teoria bonita, porém continua sendo teoria. É nobre. Eleva os esforçados. Admiro quem é disciplinado assim. Admito que não sou. Só funciono sob pressão.
Neste mesmo mundo que eu e você vivemos as coisas são um tanto diferentes. Das duas, uma: ou nos deixamos levar pela procrastinação e funcionamos apenas na pressão do fim do prazo iminente; ou somos imediatistas quando nos sobra tempo, inventamos de fazer mil coisas e no fim concluímos nenhuma. Acredito que cada um de nós (exceto os japoneses) tem um pouco de cada personalidade. Eu explicaria melhor, mas tenho muito o que estudar ainda para a prova de amanhã e de quebra resolvi escrever este post sem pé-nem-cabeça.
Um boi por dia. Um boi por dia.
Ainda é válido. Talvez não sejamos tão precisos cumprindo metas e prazos. Mas sendo feito aquilo que nos é possível dentro de um dia alivia bastante o nosso amanhã. Sei que não sou o melhor exemplo, mas basta se adaptar, evitar acumular compromissos ou atropelar tarefas, que você descobrirá que tem mais tempo livre do que imaginava.
Um boi por dia. Um boi por dia.

"All you have to do is to decide what to do with the time given to you." (Gandalf)

1 comentários:

  1. Lilian disse...

    Nem sempre é fácil conter a ansiedade e permitir que as coisas simplesmente aconteçam como devem acontecer, mas realmente é nobre ter essa teoria em mente... Absortos na correria diária de ser sempre melhor, na busca insessante por algo que às vezes nem sabemos bem o que é, nos perdemos nos afazeres e deixamos de lado as coisas mais simples e refazedoras da vida. Talvez seja uma teoria difícil, porém não impossível. Um boi de cada vez... Juro que tenho dito "exatamente" isso a mim mesma todos os dias ultimamente! =)

BlogBlogs.Com.Br