Evolução sexual I
03:37 Por Marco
Para isso precisamos ver nossos antepassados, como eles se sentiam atraídos um pelo outro, como se apaixonavam e como discriminavam parceiros viáveis ou não. Mas não conseguimos enxergar relacionamento como algo simplesmente primitivo e instintivo, pois nos tornamos racionais demais. Não se pode usar a lógica para entender uma mulher, por exemplo.
Sucesso reprodutivo não implica diretamente no QI do indivíduo. Aquele que estuda 60 horas por semana aos seus 20 anos deixa de interagir com as demais pessoas, dentre elas, do sexo oposto. E não desenvolve habilidades sociais, como lidar com conflitos, construir uma auto-estima e manter um relacionamento: a inteligência emocional.
É onde entra a evolução.
Resumidamente, na evolução, quando uma característica é útil ela tende a ser mantida. Características são guardadas em genes, genes que formam cérebros e corpos saudáveis. Úteis para a sobrevivência e reprodução. Os genes inadequados aos parâmetros evolutivos formam cérebros burros e corpos que morrem fácil (decorrentes de vários motivos como um sistema imune que não consegue combater bactérias ou vírus). Esses genes são descartados. Em passos curtos a natureza extingue os genes evolutivamente inúteis.
A formação de novos genes é aleatória, mas sua seleção natural não. Isto ocorre com toda a biodiversidade, todas as 20 milhões de espécies passam por esse processo constantemente. Há, em nossa espécie, uma enorme sabedoria adquirida nesses três milhões de pares de genes que acumulamos ao longo de milhões de anos. Que moldam a criação de corpo e cérebro hábeis. Este, não necessariamente apto para aprender Cálculo ou fazer aplicações no mercado de ações. Mas suficientemente capaz a perceber perigo e oportunidades reprodutivas, assim como estimulado a conquistar parceiros e manter sua prole saudável e segura.
Essa visão darwiniana ajuda a explicar a função de nossos corpos. Qual função do coração? Do globo ocular? Da íris? Olhando para trás encontramos essas respostas. E quanto às emoções humanas, as preferências sobre um parceiro sexual? Por que é preferível mulher com seios grandes e simétricos? Mulher de quadril largo e cintura fina? A mente não nasce vazia, ela nasce com muito conteúdo de interesse evolutivo que favorece o sucesso na reprodução. Trata-se de psicologia evolutiva...
21 de janeiro de 2009 às 05:58
ctza q foi o tonho q postou isso hauahauahua... mas embora tenha mtos termos técnicos e a idéia e a linha de raciocionio é valida... e seria essa a explicação pra louca mente humana? hehe adorei o post tonho...
21 de janeiro de 2009 às 06:14
valews 4.. sempre salvando o kssaum.com ti amuuuu, mando muitoooo
=***
21 de janeiro de 2009 às 18:06
excelente post mano
lindeza